domingo, 15 de novembro de 2009

Página 5

Envolvimento Sociedade - Voluntariado ( Thati )

“O Voluntariado é, de fato, a expressão definitiva de tudo aquilo que significam as Nações Unidas.”
Kofi Annan – Secretário Geral das Nações Unidas


Nas instituições sociais, comunidades de bairro, grupos de ajuda, associações esportivas e religiosas existe o compromisso coletivo de solidariedade e cidadania através do trabalho autruista de seus voluntários.

O trabalho voluntário vem crescendo a cada dia e nada mais é exigido do que compromisso, participação, organização e engajamento na causa. É um trabalho não remunerado que acaba sendo compensando de outras formas " Ser voluntário é algo muito recompensado no brilho dos olhos das crianças que receberam uma aula de higiene bucal por exemplo, ou de idosos que receberam nossa visita em uma tarde de dia dos pais," diz Caroline Carin, voluntária da Rotaract, um grupo filiado ao Rotary Club.

O crescimento do Terceiro Setor mostra a força da parceria entre as ONGs e o voluntariado. Segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Brasil contava em 2006 com 16.089 entidades de assistência social, 51,8% delas na região Sudeste e das 519.152 pessoas que atuavam nas entidades de assistência socia no país, 277.301 (53,4%) eram voluntários.

Existe hoje na internet, diversas iniciativas de captação de pessoas que queiram ceder seu tempo e sua formação profissional. Uma delas é o site Voluntários , criado e organizado por Stephen Kanitz articulista da Revista Veja, que tem como objetivo realizar o encontro de pessoas com interesse na causa voluntária com mais de 4.850 entidades filantrópicas. Segundo o site somente 7% dos jovens brasileiros são voluntários, contra 62% nos USA , 54% dos jovens no Brasil querem ser voluntários, mas não sabem como começar. É o caso da estudante Ariana Diniz que diz ter vontade de realizar trabalhos voluntários com idosos, "nunca corri atrás, não foi o foco ainda. Se fosse uma coisa que eu quissesse mesmo, já teria feito".


Muitas pessoas ficam acomodadas e não enxergam o voluntariado como uma forma de driblar a falta das ações de caráter público. "Eu gostaria que todas as pessoas fossem pelo menos um dia voluntária, claro não podemos esquecer que o Governo precisa sim, melhorar a questão de pessoas carentes, mas quem sabe se a sociedade começar a mostrar mais interesse, quem sabe o governo ajuda mais, porém ainda existem pessoas que acreditam que isso é uma função única e exclusiva do governo, " desabafa Caroline Carin e completa " Fica a consciência de cada um. Eu já perdi inúmeros sábados e domingos de sol para fazer algum projeto. Mas no final vale muito à pena" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário