domingo, 15 de novembro de 2009

Página 3

ORIGEM DO TERCEIRO SETOR ( Carlos )

Buscar o “início” do terceiro setor é mergulhar na origem da sociedade humana, pois, na busca de condições de sobrevivência, o homem tomou consciência de que suas necessidades só seriam satisfeitas em sociedade. Os problemas decorrentes destas necessidades “individuais ou não” faziam com que o homem adotasse a prática de se reunir e discutir os rumos a serem tomados por esta ou aquela comunidade. A criação do Estado organizado se fez necessário quase que de uma forma natural, uma vez que leis e regras se faziam mais e mais presentes na sociedade. Da origem da sociedade aos tempos modernos a organização do estado manteve sua base de estruturação praticamente inabalável, o mercado flutuando sob uma mão firme das regras e leis impostas pelo mandatário, o “Estado”, onde este exerce a função de “controlador” da economia, política e ações socias.

No conceito mais tradicional, o Estado, representado por entes políticos como as prefeituras os governos estaduais e o governo federal, suas autarquias, ministérios, legislativo entre outros é o “primeiro setor”, e cabe ao Estado aplicar o dinheiro público em ações para a sociedade, ou seja, os recursos públicos são aplicados direto para o fim público. O segundo setor é o mercado, as empresas privadas, que atuam em benefício próprio ou particular, onde o recurso privado tem por finalidade o fim próprio. Porém historicamente o homem via uma incapacidade do Estado em atuar como regulador do “pacto social” e a necessidade de uma ação social eficaz, e então neste cenário surge a teoria do Terceiro Setor. Produzida inicialmente por economistas nos Estados Unidos, justifica-se pela necessidade da participação da sociedade civil como fundamental na estruturação de uma nova ordem e na urgência da reforma das instituições.

Assim, convencionou-se chamar de terceiro setor o segmento que engloba as entidades privadas sem fins lucrativos. Ele seria uma mistura dos dois setores econômicos clássicos da sociedade: o público, representado pelo Estado, e o privado, representado pelo empresariado em geral.



A Missão do Terceiro Setor ( Thati )

Através de ações sem fins lucrativos, o Terceiro Setortem como missão sanar as questões não resolvidas do Governo com o comprometimento de privilegiar as relações humanas e melhorar a sociedade, tenatndo envolver o Segundo Setor na filantropia, através do investimento social, revertendo a carência da população como o: desemprego, problemas na educação, má administração da saúde pública e o subdesenvolvimento econômico.

Um exemplo disso é a Associação de Assistência à Criança Deficiente, a AACD. A instituição mantida por doações, foi fundada em 1950 e hoje possui 9 centros de tratamento. Os números mostram a proporção deste projeto, que hoje realiza cerca de 5.000 atendimentos por dia. Seus funcionários passam por constante treinamento para aprimorar a capacidade de atendimento e agilidade. Apesar do esforço, ainda há mais de 30 mil deficientes físicos nas filas de espera aguardando uma oportunidade de receber tratamento. Em alguns casos a espera chega a até 8 anos.

"Quero aumentar bastante o índice de sustentabilidade, a AACD inteira tem realizações para tanto, no hospital e nas oficinas também. Acredito que com a profissionalização da gestão somada à motivação dos voluntários, esta meta não fica tão distante," declarou o Doutor Eduardo de Almeida Carneiro, presidente voluntário da AACD e completa "A AACD hoje, é o que consideramos o futuro das ações sociais no Brasil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário